As tradings existem com o propósito de serem suportes completos para empresas que as contratam. Uma trading precisa ser mais que um canal intermediário entre o produtor e o comprador, ela precisa estar envolvida de fato com todo o processo, isso é, antes, durante e depois. São necessários alguns requisitos para executar um bom trabalho de trading, como: envolvimento no financiamento da operação; conhecimento dos mercados globais; saber coordenar toda parte logística e burocrática; planejamento organizado; profissionais experientes.
Todas as fases do processo de importação e exportação são muito complexas para um produtor que está iniciando no mercado ou que não possui uma equipe/setor especializada (o) para realizar esse serviço. Cada mercado internacional apresenta demandas distintas, o exportador frequentemente não as conhece, mas a trading tem obrigação de conhecer e coordenar ao mesmo tempo inúmeros agentes envolvidos nesse processo, a trading é responsável por supervisionar e dar toda essa orientação, apoio financeiro e feedback.
A trading veio para ser mais que uma auxiliadora nesse momento, ela é quem realiza todas as fases desse serviço, tirando assim as preocupações e responsabilidades do cliente, permitindo que o foco dele seja apenas na sua produção. O produtor e o comprador se sentem confortáveis com o apoio de uma trading confiável, porque ela agrega valor garantindo que toda a cadeia funcione de forma eficiente, tornando a operação suave.